Tendências para negociações digitais: humanização e proximidade dos clientes

O atendimento digital facilita há alguns anos a experiência dos clientes quando o assunto é cobrança, exatamente por oferecer independência e privacidade nas negociações. Em 2023, após um processo de distanciamento humano gerado pela pandemia, as tendências desses canais vêm apontando para a convergência entre tecnologia e humanização.

Chatbots humanizados

Já se foi o tempo que os chatbots eram apenas vozes robotizadas, hoje a tendência são os chatbots cada vez mais humanos. Com uso da inteligência artificial, os clientes agora podem realizar negociações de dívidas com atendimento completamente digital, obtendo respostas personalizadas de acordo com sua situação, como acontece no atendimento humano.

No Afamais, contamos com a Very Important Client, ou simplesmente VIC, como nossa chatbot de atendimento humanizado. Além de realizar o atendimento receptivo, a VIC também realiza negociações com atendimento ativo via telefone, WhatsApp, SMS, e-mail e nosso Portal de Negociações, tudo isso utilizando um vocabulário que trabalha a humanização da situação dos clientes e oferece soluções com privacidade e independência na negociação.

Atendimento Phygital

Outra tendência que utiliza da inteligência artificial, o atendimento Phygital (physical + digital) une canais de atendimento humano e com o atendimento digital. Nessa integração, o atendimento do cliente é ampliado e melhorado, já que permite que o mesmo realize a mudança de canal sem perder as ações já realizadas.

Esse é um processo que demanda o treinamento e capacitação da equipe de forma profunda, além do desenvolvimento da integração tecnológica, sendo necessário que a equipe e a inteligência artificial consigam atuar de forma semelhante no atendimento personalizado, não oferecendo nenhum tipo de perda ao cliente.

Atendimento personalizado

Mesmo com tantas inovações tecnológicas, o atendimento personalizado na cobrança digital é uma das principais tendências para os próximos anos. Como Priscila Amaral, executiva Afamais, sempre demarca é importante para os clientes serem atendidos de forma única, tendo seu perfil e suas particularidades consideradas no processo de criação de estratégias para a negociação da dívida e recuperação do crédito.

Por isso, no Afamais consideramos importante sempre visualizar cada caso como singular, utilizando as particularidades de cada canal digital para oferecer melhor atendimento aos nossos clientes, trabalhando soluções que são ideais e nos aproximam da sua situação.

No Afamais, estamos sempre atentos às tendências do mercado da cobrança corporativa, atualizando nosso atendimento e desenvolvendo inovações que tragam os melhores resultados para os nossos clientes.

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