Como evitar fraude de boletos?

Nos últimos anos, fraudes de boletos – ou “golpe do boleto”, como é conhecido popularmente – estão se tornando cada vez mais frequentes, acometendo diversos brasileiros que, ao tentarem quitar suas dívidas, acabam se tornando vítimas de criminosos que fazem cópias de documentos de cobrança e alteram informações para que o pagamento caia em uma conta diferente.

Para não cair nesses golpes, é necessário estar atento às informações do documento, buscando sinais que indiquem tratar-se de um boleto falso. Saiba o que verificar antes de realizar o pagamento:

Verifique o beneficiário 

Quando receber um boleto, é importante sempre verificar o beneficiário listado como receptor do pagamento. Boletos que contam com nome de beneficiários desconhecidos ou diferentes da empresa responsável pela emissão do boleto são, normalmente, falsos.

No aplicativo do seu banco, verifique também se o nome do beneficiário exibido é o mesmo que consta no documento. Divergências entre o nome exibido no documento e no processo de pagamento pode mostrar adulteração no boleto.

Verifique o remetente

Antes de realizar o pagamento do boleto, verifique se o remetente que enviou o documento é confiável. Caso tenha recebido por e-mail, é possível visualizar se o remetente utiliza um domínio (informação que vem após o @) da empresa emissora do boleto. Domínios como @gmail.com, @hotmail.com ou @outlook.com são mais fáceis de serem fraudados, aumentando a chance de tratar-se de um boleto falso. Caso o domínio não seja exatamente igual ao da empresa nomeada como remetente, pode se tratar de um boleto falso.

No caso do recebimento de boleto impresso pelos Correios, verifique se o endereço que consta como remetente pertence à empresa emissora do boleto. Caso o endereço não seja o mesmo, é provável tratar-se de um boleto falso.

Fique atento aos dados e erros de português

Não é regra, mas é comum que boletos falsos venham com erros de português ou divergência de dados. Verifique se os valores informados em diferentes partes do boleto são condizentes com o valor a ser pago. Também fique de olho para saber se suas informações pessoais estão corretas.

Emita o boleto diretamente no site da empresa

Muitas empresas não enviam boleto por e-mail ou correio, sendo necessário entrar no site da empresa para realizar a emissão. Verifique se este é o caso da empresa emitente, e caso surjam dúvidas, verifique se existem pendências em seu nome.

Esteja sempre atento

Para evitar cair em fraudes de boleto, é importante estar sempre atento, e isso inclui atenção na gestão das suas finanças. Organize sempre as contas a serem pagas, listando a empresa, valor e datas de vencimento, e mantendo anotações sobre o status daquela conta. Desta forma, ao receber um boleto poderá verificar se se trata de uma conta verdadeira.

Estas são as dicas Afamais/Serasa para contribuir com a redução de boletos falsos e, principalmente, para que você não perca a oportunidade de quitar uma dívida ativa ou investir em um projeto pessoal, perdendo recursos para fraudadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima