Régua jurídica inteligente: quando ajuizar a cobrança?

Quando falamos sobre cobrança, existem muitos caminhos a serem seguidos para alcançar a recuperação de crédito. No Afamais, ao realizarmos a cobrança levamos em consideração uma régua inteligente composta por diversos fatores, aplicada em cada caso conforme a situação que o inadimplente se encontra.

Risco envolvido na cobrança

Ao realizar a cobrança, o risco envolvido tem papel importante na decisão entre ajuizamento ou cobrança amigável. Dívidas de alto risco, ou seja, que se desenrolam a longo prazo e geram grande prejuízo à empresa provedora, precisam receber uma atenção especial, considerando o perfil do inadimplente e seu histórico com a dívida.

Em casos de devedores ocasionais, que não têm histórico anterior de inadimplência com a empresa provedora, a cobrança amigável torna-se mais adequada, considerando que a dívida pode ser decorrência de alguma questão específica momentânea e que poderá ser solucionada por meio de planos de pagamento negociados de forma amigável.

Já em casos em que os devedores têm o histórico financeiro com outras restrições, é preciso considerar ações mais assertivas, diminuindo o risco desta dívida se tornar apenas mais uma. Assim, trabalhamos para alcançar a maior contenção de prejuízos possível para nossos clientes, utilizando desde ações amigáveis até ações judiciais

Pessoa jurídica e pessoa física

Outro fator que consideramos em nossa régua inteligente é se o devedor é uma pessoa física ou jurídica. Em casos da cobrança de pessoas jurídicas, diversos fatores podem ser a razão da inadimplência, desde a flutuação de mercado até problemas financeiros da empresa. Por terem interesse em ações que auxiliem a manter seus negócios, a cobrança amigável costuma ser ideal para empresas.

Já em pessoas físicas inadimplentes, é necessário, novamente, considerar o histórico financeiro, compreendendo se a dívida é gerada por um imprevisto e por influência da economia, ou se trata de um caso de má-fé.

Equipe jurídica ativa

Por fim, no Afamais, sempre buscamos entender qual o impeditivo para o pagamento da dívida, atuando no desenvolvimento de score de inteligência para criar uma metodologia de ajuizamento em conjunto com nossos clientes, encontrando soluções segundo as suas necessidades.

No entanto, quando percebemos casos de má-fé ou fraude, nossa equipe jurídica age imediatamente. Para cada situação, utilizamos a força jurídica adequada, atuando desde a recuperação de crédito até a apreensão de veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima