Quando falamos em realizar uma cobrança corporativa, é importante ter em mente os mais diversos fatores levados em consideração na construção de resultados com excelência.
Frente a uma economia volátil com mudanças que afetam a taxa de inadimplência e as negociações, torna-se essencial o desenvolvimento de estratégias que acompanhem essa dinâmica de mercado e garantam agilidade no processo de negociações.
Recalculando a rota
Cada situação econômica apresenta desafios diferentes para cada empresa fornecedora e seus clientes. Por isso é crucial que, ao traçarmos os planos de cobrança, existam dentro deles espaços para recalcularmos a rota da nossa atuação.
Aqui no Afamais, criamos nosso planejamento no início de cada mês, levando em consideração o mercado dos nossos clientes e o perfil de inadimplência. Com base nisso, realizamos as negociações, tendo sempre como objetivo final o alcance de resultados com assertividade.
Ao longo deste percurso, no entanto, realizamos diversas revisões das estratégias conforme análises periódicas de metas e resultados, redirecionando nossa atuação, entendendo onde podemos aplicar mais esforços e quais medidas poderão ser ampliadas.
Atuação in loco
Neste processo de revisão, torna-se muito importante o acompanhamento com proximidade do cliente, observando suas necessidades, realizando a análise de indicativos essenciais, como a coerência de crédito, informações de seus clientes e possíveis pagamentos que poderão auxiliar a empresa financeiramente.
Aqui no Afamais, também realizamos, quando necessário, esses procedimentos in loco, trabalhando diretamente com nossos clientes, colhendo informações essenciais para o desenvolvimento de novas estratégias, ampliando nosso caminho rumo aos resultados.
Alinhando a equipe
Diante das variações e revisões de estratégia na cobrança, é importante que a equipe esteja alinhada com a liderança para que as mudanças possam ser realizadas sem quedas na produtividade e na atuação.
Por isso, é essencial que o líder se comunique com a equipe de forma fluída, rápida e eficiente e, na outra ponta, a cobrança invista em negociadores cientes e bem preparados para enfrentar o dinamismo de forma proativa.
Humanização, inovação e resultados
Mesmo com as variações econômicas, é importante existirem pilares de atuação que sejam a base de toda estratégia, oferecendo a segurança na atuação.
Aqui no Afamais, temos como pilar de atendimento a humanização, oferecendo empatia nas negociações mesmo frente à toda a dinâmica do mercado. Já nossa equipe estratégica utiliza como pilar essencial a inovação, buscando sempre novas metodologias que possam auxiliar nosso cliente a alcançar e ultrapassar as metas dispostas. E nosso time, como um todo, tem como pilar essencial superar as expectativas na recuperação efetiva de crédito. Afinal, é tudo sobre resultados!