A estruturação administrativa de uma empresa inclui a criação de planos para os mais diversos setores. Vendas, Financeiro, RH: pensar em uma empresa sem esses setores parece praticamente impossível, e desta mesma forma deveria ser com a cobrança, principal ferramenta no combate a inadimplência.
Atualmente, segundo o Serasa, o Brasil conta com mais de 69,43 milhões de pessoas com o nome restrito devido a dívidas. O número tão alto resulta de fatores que muitas vezes são externos a atuação da empresa, como o aumento do desemprego, aumento da inflação e variações no mercado. Sem uma visão ampla desses fatores, muitos negócios acabam por continuar focando nas vendas, sem entender que nada adianta vender se não vai receber.
Por que cobrar?
A atuação da sua empresa deve ser prioridade para o seu negócio. Por isso, é importante que você possa focar no seu core business sem se preocupar em realizar a cobrança internamente. Porém, isso não significa deixar a cobrança de lado, e sim entender a sua importância e a dedicação necessária para sua realização.
A partir do momento que se realiza uma venda, ela só é finalizada quando o pagamento é realizado, sendo esse o fluxo saudável dos negócios. Mas, a cada dia que passa sem esse encerramento, mais prejuízo financeiro e imaterial o seu negócio sofre. Isso porque com o passar do tempo, sem estratégias apropriadas, torna-se cada vez menos provável que os clientes inadimplentes realizem o pagamento por iniciativa própria, aferindo prejuízo monetário e também a perda do cliente.
É comum o entendimento de que ao se tornarem inadimplentes, os clientes passam a ser inimigos da empresa, encerrando o relacionamento estabelecido na venda. Porém, é importante entender que nem todas as dívidas vem da má-fé, e os devedores tendem a querer quitar o valor e retornar a se relacionar com a empresa quando existem planos de pagamentos que abrangem suas necessidades.
A cobrança, portanto, é um processo de recuperação de crédito e manutenção dos clientes, obtendo o retorno financeiro por meio da restituição do valor da venda sem haver baixas na carteira de clientes, já que, ao ser encerrado esse processo de forma amigável, esses clientes terão a confiança para recomendar a empresa em que foram acolhidos mesmo quando inadimplentes.
Como cobrar de forma assertiva?
A cobrança eficiente deve ser realizada considerando o perfil dos clientes e o mercado que a empresa está inserida no momento. Segundo o Serasa, o maior gasto responsável por gerar inadimplência em 2022 foi com produtos alimentícios essenciais. Nestes casos, sendo essa uma despesa recorrente, é necessário entender a situação atual dos clientes e qual política a empresa pode adotar para recuperara-lo.
Esse é um momento de extrema delicadeza, e o atendimento humanizado é um fator decisivo para o pagamento da dívida. O bom atendimento, com cobradores que escutam e incentivam os clientes a solucionarem a situação de forma amigável são essenciais para o processo. Por isso, é de suma importância ter uma equipe treinada de acordo com o perfil dos seus clientes, preparada tecnicamente e emocionalmente para realizar a cobrança.
A importância da assessoria especializada
Todo esse processo de cobrança é complicado, e exige uma dedicação de tempo e esforços múltiplos para ser realizado de forma a combater eficazmente a inadimplência. Por isso, muitas empresas de sucesso optam pela contratação de uma assessoria de cobrança especializada, como o Afamais.
Aqui temos um time preparado por meio de treinamentos e desenvolvimento de estratégias para a realização da cobrança de forma humanizada. Unindo tecnologia e inovação, estudamos o mercado onde nossos clientes estão inseridos, compreendendo o perfil da inadimplência e prospectando possíveis mudanças que possam vir a facilitar ou atrapalhar o processo de recuperação e combate da inadimplência. Dessa forma, auxiliamos sua empresa na realização de negociações de forma ágil e com resultados excelentes.