A prática da cobrança corporativa é um processo que tem especificidades conforme o cliente e o mercado em que ele está inserido. As diferenças aumentam muito quando diferenciamos que tipo de cobrança estamos realizando: Business to Business (B2B) ou Business to Costumer (B2C), ou seja, cobrança de pessoa jurídica e pessoa física.
Cobrança de pessoa jurídica
Nem sempre a inadimplência de negócios está ligada a má gestão financeira ou má-fé. Em muitos dos casos, as empresas estão sofrendo influência do mercado e da economia em que estão envolvidos. De tal forma, a cobrança B2B necessita de um amplo olhar sobre o mercado em que a empresa está inserida.
No Afamais, compreendemos que ao realizar a cobrança de pessoa jurídica, é preciso mais do que apenas recuperar o crédito. Em vista disso, levamos soluções que possam solucionar o problema, trabalhando por meio de mentoria financeira, que entende as necessidades e dificuldades, trabalhando diretamente com o setor financeiro e time estratégico do negócio.
Além disso, contamos com uma equipe preparada para negociar diretamente com gerentes, diretores e presidentes de empresas, prontos para compreender a alta demanda dos negócios. Isso auxilia na estruturação de planos de pagamento efetivos e no desenvolvimento de soluções para a recuperação de crédito perene.
Cobrança de pessoa física
Diferente da cobrança B2B, a cobrança B2C é menos afetada pelas mudanças do mercado e da economia. Embora, de forma geral, o aumento da taxa de desemprego e de fatores como a inflação possam afetar pessoas físicas, a falta de controle financeiro acaba sendo um dos principais fatores para a inadimplência de indivíduos.
Para atendermos esse perfil, no Afamais apostamos na abordagem humanizada que atua na recuperação de forma empática, oferecendo alternativas que facilitam o pagamento da dívida de forma amigável, sem a necessidade de processos judiciais, que, no caso de pessoas físicas, podem agravar a situação do inadimplente.
Outro diferencial na cobrança de pessoas físicas é a necessidade de agilidade. A cobrança B2C precisa trazer soluções completas e prontas aos clientes para as negociações serem mais efetivas. Por mais que as estratégias sejam personalizáveis conforme a necessidade, é preciso ter planos base que permitam oferecer a solução logo no primeiro contato, realizando negociações a partir daí.
Como já dito, nem toda dívida vem da má-fé, e as pessoas físicas também são beneficiadas ao quitarem suas dívidas, e por isso, quanto mais rápida for provida a oportunidade de realizar um acordo, melhor para ambas as partes envolvidas.
Cobrança B2B e B2C no Afamais
No Afamais, desenvolvemos e realizamos estratégias personalizadas para ambos os segmentos B2B e B2C, considerando sempre suas particularidades, necessidades e cenário envolvido, utilizando das principais inovações do mercado para alcançar estratégias assertivas na cobrança.
Trabalhamos de forma humanizada, com negociadores preparados para recuperar muito mais do que crédito – recuperar clientes.