Dar feedbacks é tarefa fundamental de um líder. Afinal, o progresso e evolução da equipe depende da compreensão sobre as atividades que estão sendo desempenhadas de maneira satisfatória e do que pode ser melhorado para que a excelência nos resultados seja obtida.
Para fornecer feedbacks produtivos e assertivos, é essencial estar atento ao modo como serão passadas as observações e outros aspectos que podem favorecer ou prejudicar a comunicação nestes momentos.
Confira a seguir 10 passos para aplicação de feedbacks produtivos e assertivos, desenvolvidos por nossa diretora executiva Priscila Amaral e testados e comprovados pelas lideranças aqui do Afamais:
1. Coerência nos argumentos
Para evitar comentários ambíguos e confusos, planeje o que vai falar e faça anotações dos argumentos que deseja apresentar. Seja coerente entre o que foi acordado e o que se esperava do colaborador.
2. Timing ideal
Não espere demais para aplicar um feedback. Tire um tempo para passar as observações necessárias logo após a entrega de uma demanda ou de algum acontecimento que precisa ser revisto ou elogiado.
3. Informações concretas
Não baseie seu feedback em aspectos subjetivos, pois isso pode passar a imagem de que suas observações têm um caráter pessoal. Apresente dados (metas, diretrizes da empresa, valores e cultura organizacional esperada e comunicada previamente) em relação a fatos específicos da conduta do colaborador, para sustentar os argumentos apresentados.
4. Comece pelos pontos positivos
Sempre comece seu feedback fornecendo elogios e destacando aquilo que o(a) colaborador(a) fez de positivo ou suas qualidades. Dessa forma, a pessoa tende a ser mais receptiva a possíveis críticas, entendendo o aspecto construtivo delas.
5. Dê exemplos palpáveis
Dizer apenas que a pessoa precisa melhorar não ajuda muito, não é? Por isso, apresente exemplos factuais de como aplicar melhorias à situação em questão e de que modo tomar decisões e ações mais assertivas em cada caso.
6. Alinhamento com as políticas da casa
Aproveite o feedback para reforçar com o time a cultura, os valores, missão e necessidades da empresa. Isso torna mais clara a compreensão dos colaboradores sobre o motivo de o feedback ser positivo ou negativo em cada caso.
7. Equilíbrio é tudo!
Por mais que a situação seja grave, é essencial manter o equilíbrio emocional na hora de fornecer feedbacks, abordando a situação com serenidade, para poder apontar de maneira clara e objetiva os pontos a serem melhorados. Manter o tom de voz adequado também contribui para passar a mensagem com firmeza e seriedade necessárias, porém sem faltar com respeito com o próximo.
8. Saiba ouvir
O feedback deve ser um momento de troca. É a oportunidade de apontar os erros e acertos, mas também de ouvir de maneira atenta, buscando entender verdadeiramente porque as coisas estão acontecendo da maneira que estão acontecendo.
9. Caminhando juntos
Após o feedback, planejar os próximos passos em conjunto pode ser um bom indicador aos colaboradores que a liderança está empenhada em contribuir para reverter as situações difíceis ou mesmo ajudar a equipe a melhorar cada vez mais.
10. Agradeça a oportunidade
Como mencionamos, o feedback é uma oportunidade de troca. Encerre agradeça ao colaborador pela abertura para poder falar, ouvir e buscar o crescimento e evolução conjuntamente.
Aqui no Afamais, feedback é uma das principais ferramentas das lideranças para a condução do time de forma sólida, e para a construção da excelência em resultados.