Quando falamos em humanizar o processo de cobrança, notamos que surgem dúvidas em relação à metodologia, sua eficácia e os processos envolvidos. Por este motivo, trouxemos os principais mitos e verdades sobre esta tendência na Cobrança que já utilizamos aqui no Afamais com excelentes resultados:
Escutamos as necessidades
Verdade!
O processo de inadimplência é muito delicado, por isso, nossos negociadores são treinados para ouvir as necessidades de quem estão atendendo, oferecendo o máximo de disponibilidade e empatia para auxiliar na recuperação da dívida.
Deixamos o pagamento da dívida para a data que o inadimplente quiser
Mito!
Embora tenhamos todo o cuidado e busquemos a melhor solução para cada indivíduo, a recuperação humanizada ainda assim segue regras definidas pela empresa credora firmadas em contrato. Dessa forma, nossos prazos e ações são definidas segundo a aprovação do banco ou financiadora.
Buscamos soluções concretas em única ligação
Verdade!
Entendemos que, tanto para nossos clientes quanto para as instituições financeiras, a agilidade na recuperação de uma dívida é muito importante. Por isso, nossa atuação busca sempre levar soluções concretas para o processo de negociação, encontrando o caminho ideal em nosso leque de recursos ágeis, contemplando as necessidades de ambas as partes envolvidas e obtendo resultados de forma mais assertiva.
A cobrança humanizada não tem estratégia
Mito!
Com foco no cliente, a cobrança humanizada precisa de muitas estratégias para a recuperação de crédito ágil. Para isso, nossa equipe utiliza uma régua inteligente, que analisa diversos indicadores dos nossos clientes e busca a melhor forma de atuação para cada caso individualmente.
A cobrança humanizada pode utilizar a tecnologia em seu favor
Verdade!
Aqui no Afamais, utilizamos a tecnologia como ferramenta essencial para realizar a cobrança humanizada. Nosso uso vai desde a VIC (Very Important Client), nossa chatbot que possui um vocabulário e voz humanizada para realizar atendimento, e Portal de Negociação, até a utilização de business intelligence para acompanhamento da carteira por nossos clientes. Além, é claro, de um canal dedicado ao atendimento humano, caso o cliente prefira.
O diálogo é a base da atuação
Verdade!
Na cobrança humanizada, prezamos sempre pela recuperação de crédito de forma amigável, dialogando com a pessoa em situação de inadimplência, auxiliando-a a encontrar a melhor forma de pagamento da dívida sem a necessidade de ajuizamento, acompanhando em conjunto todo o processo.
E, caso não haja uma resolução amigável, nossa equipe jurídica dialoga com o inadimplente avisando e tirando dúvidas sobre todas as fases que o contrato do inadimplente irá percorrer, com respeito e transparência.
É desta forma que, aqui no Afamais, entendemos que o processo de cobrança impacta positivamente a vida da família inadimplente, ao mesmo tempo em que nossos clientes ganham em eficiência e segurança na recuperação de crédito.