fraude do boleto falso

Cuidado com a fraude do boleto falso

Com o aumento da tecnologia, tem se tornado cada vez mais difícil para as pessoas identificarem tentativas de fraudes. Diante deste cenário, é importante estar atento para não se tornar a próxima vítima

Sendo uma das principais formas de pagamento entre a população brasileira, uma das fraudes mais comuns é o do boleto falso”.

O que é fraude do boleto falso?

Tendo suas informações em mãos, o criminoso se passa por uma empresa ou instituição financeira via e-mails, aplicativos de mensagem, SMS ou até mesmo ligação, geralmente mencionando um pagamento em atraso ou uma compra realizada com seus dados.

Sempre buscando apelar para o seu emocional, o e-mail falso mencionará negativação do seu CPF, assim como outras punições caso não haja pagamento imediato, gerando pressão para que você realize a transação o mais rápido possível sem verificar as informações presentes na mensagem e no documento.

Como evitar ser vítima da fraude do boleto?

Para evitar cair em qualquer tipo de fraude, a atenção e verificação de informações são essenciais. Para isso, fique de olho:

  • Verifique o beneficiário do seu boleto: não realize o pagamento de boletos com beneficiários desconhecidos. Verifique sempre as informações, e em caso de dúvida, ligue diretamente para a empresa responsável e solicite suporte para confirmação.
  • Verifique o remetente: caso tenha dúvidas sobre o boleto recebido, visualize se o remetente utiliza um domínio (informação que vem após o @) da empresa mencionada na mensagem. Domínios como @gmail.com, @hotmail.com ou @outlook.com são mais fáceis de serem falsificados.
  • Fique atento aos dados e erros de português: é comum que tentativas de fraude venham com erros de português ou divergência de dados no boleto. Verifique sempre se as palavras estão grafadas corretamente, e fique de olho se os valores e dados informados estão corretos.
  • Confira o código de barras: cada banco obtém um código de autenticidade no boleto, sendo este representado nos primeiros 4 dígitos do seu código de barras. Verifique se estes dígitos condizem com a instituição financeira que supostamente enviou o documento através da lista de associados a Federação Brasileira de Bancos.
  • Emita boletos diretamente no site da empresa: muitas empresas não enviam boleto por e-mail ou correio, sendo necessário entrar no site da empresa para realizar a emissão. Para gerar uma 2ª via de boleto com segurança e rapidez, acesse o nosso Portal de Negociação: https://portalafamais.com.br/.
  • Cuidado com suas informações: não publique e nem revele informações pessoais importantes em redes sociais, ligações telefônicas ou mensagens. Nunca informe números de RG e CPF.

Afamais contra fraudes financeiras

Prezando sempre pela segurança de nossos clientes, o Afamais segue os melhores compliances de segurança do mercado, obtendo certificados, utilizando firewalls e outras formas de proteção de ponta-a-ponta para proteger os dados dos nossos clientes.

Além disso, contamos com uma equipe treinada para manuseio de dados sensíveis, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados para garantir a segurança completa de nossos clientes, mitigando fraudes no processo de cobrança.

Quer saber mais sobre nossas ações de segurança e proteção de dados na cobrança de alto nível? Siga nossa newsletter InfoMais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima